A Tua Vontade é a Tua Vitória

18.5.17

O "marufo"

Durante o tempo que permaneci no interior de Cabinda e tendo a floresta do Mayombe por companhia, no quartel (Tando-Zinze) poucas eram as alterações no dia-a-dia. Formaturas, destroçar, cada um ia às suas funções, grupos de combate saíam por vários dias para patrulhar a zona, a pé ou de Unimog, e assim se passavam os dias.

Umas idas até à aldeia faziam parte do nosso desentorpecimento, pois não havia mais nada. Ali bebi “marufo” ou “maluvo”, como era chamado, que não era mais que uma bebida resultante da seiva fermentada das palmeiras. Os locais davam cortes horizontais nas palmeiras e amarravam um utensílio em forma de cone (?) (quase sempre de alumínio) onde essa seiva caía. Depois de fermentada tínhamos uma bebida de grande valor alcoólico. Confesso que quando me deram para provar e ao ver tantos “bichos” dentro do recipiente, a minha vontade foi o de rejeitar, mas sabia que se o fizesse o gesto cairia mal pois os cabindenses só fazem isto a quem gostam Assim lá bebi aquela bebida e francamente não gostei. Mas se não o provasse não saberia se gostaria ou não, assim os meus anfitriões ficaram satisfeitos e eu também por lhes ter agradado a minha atitude.

foto: eu com um camarada de armas, natural de Cabinda. Tirada pelo 2º sargento, Maurício.

2 comentários:

Vicente JCCorvo disse...

Amigo Mário Lima, não podia ser mais fiel o teu rekato sobre o marufo, tal como eu vi em 1963, e todomo ritual que descreves é perfeito e corresponde à realidade que muitos de nós vivenciámos na sanzala em convivencia amistosa com os seus povos e anciãos,
Eu tenho uma foto do soba de Tando Zinze da altura era o Ze Ximpolo, nao sri se conheceste ainda, ele fazia de mosso guia em operacoes que fizemos.
Vou procurar a foto e já a partilho
Ele vestiu-se a rigor de propósito para tirar a foto a meu pedido!! Era uma figura respeitavel!!

Vicente JCCorvo disse...

Desculpa , passaram alguns erros de escrita e eu nao reparei!