A Tua Vontade é a Tua Vitória

21.11.18

A "Primus"

Primus - cerveja congolesa

16 de julho de 1974 - Tando Zinze

A Companhia tinha sido informada de que havia tropas do Congo do nosso lado (Cabinda). Rapidamente o meu grupo avançou para o local onde diziam ter visto as tropas. Embora levasse a minha metralhadora Hk21, ia com um certo receio (não confundir com medo, pois nunca tive medo de nada) pois era eu que ia à frente (quando nos deslocávamos para a mata em patrulha nenhum dos graduados levava divisas).

Andámos muitos km, já a metralhadora me pesava e de tropas congolesas nada. Chegámos junto à fronteira com o Congo Kinshasa e um autóctone que trabalhava numa roça perto, disse-nos que as tropas já tinham ido para o Congo e levaram com eles 18 mulheres. Eram congolesas e tinham vindo fazer contrabando com os de Cabinda. Respirei aliviado.

Como já era tarde iríamos pernoitar em Chingundo no quartel dos T.E's. (tropas especiais. Antigos guerrilheiros que se entregaram às tropas portuguesas)

Chegados lá, houve logo quem se dirigi-se a nós perguntando se não estávamos interessados em passar uma noite agradável, em boa companhia.

Seriam congolesas as damas dessa noite na esteira. Uns sim outros não, conforme o preço apresentado.

Enquanto se aguardava, há que comer e beber a famosa "Primus". De bom sabor, ao fim de algum beber torna-se enjoativa, mas ali no meio do mato, todas as cervejas são boas.

Como não há frigoríficos (em Angola designam-se por geleiras), há que bebê-la mesmo quente. Litros emborcados e eis que chegam as damas.

Quartos arranjados e os felizardos seguem para a esteira.

De repente vemos uma porta a abrir. Sai de lá um tropa aflito e vomita a cerveja para o mato. Aos nossos risos, a explicação foi dada, com os "balanços" a "Primus" entrou em "ebulição" e quente como estava, lá teve que sair para não sujar o corpo divinal que ali o aguardava.

Já sem vómitos, dirige-se para o quarto, fechando a porta atrás de si.


quartel dos T.E's (foto de Antonio Jose Santos)

cerveja Primus

Sem comentários: