A Tua Vontade é a Tua Vitória

28.2.18

Adeus Amigo, Companheiro e Camarada de Armas

Conhecemo-nos na Escola Industrial de Luanda onde fomos companheiros do mesmo ano pois nascemos em 52. Tornámo-nos amigos e deu-se o caso de vir a namorar com uma colega na firma onde eu era desenhador, EDAL - Estofos de Angola quando eu já era trabalhador/estudante.

A Amizade manteve-se pela proximidade, e em 1973 estivemos no curso de Sargentos na EAMA em Nova Lisboa, Huambo.

Depois dos testes para os Comandos, fomos para o 27º curso em Luanda. A camaradagem manteve-se e como grandes Amigos que éramos, sempre numa de entreajuda quando as provas eram mais a doer ou em momentos de repouso, a conversa no dia a dia para ir suplantando a dureza das provas físicas.

Como estávamos em Luanda aproveitávamos os fins de semana para ir namorar com as respetivas.

Ele foi Comando da 2044ª Companhia e eu fui para Cabinda. Mas nem a distância fez esquecer a Amizade e no dia do seu casamento eu estava lá com a minha namorada, hoje minha mulher.

Depois da guerra civil perdi-lhe o rasto e, como aconteceu com outros meus Amigos e Camaradas, durante anos procurei saber onde ele estava. Ao fim de muitos anos soube que estava na África do Sul.

.. e através da net, voltamos a comunicar 40 anos depois. Ficamos de nos encontrar quando ele viesse a Lisboa para mais um encontro da malta dos Comandos. Infelizmente, devido a uma impossibilidade da minha parte, não foi possível esse reencontro. Seria este ano, mas ele disse-me que dificilmente viria e eu não sabia a razão. Depois soube... um cancro alastrava. Morreu esta manhã.

Para ti Amigo, Companheiro e Camarada as minhas lágrimas.

Que descanses em Paz, um dia irei reunir-me a ti e iremos ter o reencontro que aqui não tivemos.

O distintivo da minha boina de Comando na tua foto Rod Rodrigues, representa a grande Amizade que tínhamos e das vezes que me chamavas "mano" sem nunca o termos sido.

"Os Comandos não morrem, reagrupam-se no inferno"

Até um dia!


Sem comentários: