A Tua Vontade é a Tua Vitória

21.8.19

Museu dos Combatentes - Forte do Bom Sucesso

O Monumento - Objectivos (este é um deles)

1 - Cumprir um acto de justiça, de homenagem àqueles que, como Combatentes, serviram Portugal no ex-Ultramar português.

Sabia da sua existência, mas não sabia onde estava situado.

Na minha demanda por Belém, vi uma placa a assinalar o Museu. Tinha que o ver.

Fui confrontado com um belíssimo pórtico. Nas paredes do Museu, milhares de nomes dos que tinham tombado na guerra do Ultramar. Percorri os anos; 1963...1964... 1974. Era este ano que procurava.

Ali estava o nome dele na lista, Hélder Santos Lima - Furriel.

Fiquei comovido, as lágrimas assomaram, O Furriel Lima tinha sido meu instrutor nos Comandos. Morrera em Cabinda em 16Jun74 na zona de Caio Guembo, na deflagração de uma mina antipessoal. Deixara um filho ainda bebé.

Sentei-me e ali estive algum tempo recordando-o:

"Um dia todos em círculo, arma nas mãos com os braços estendidos, quem ganhasse teria o fim-de-semana garantido. E a arma que pesava cerca de 5kg com o carregador municiado começou a pesar “toneladas”. Um a um iam desistindo. Fiquei eu mais outro camarada. Os dois últimos, um iria a casa. O corpo todo torcido para trás, a tentar que os braços não descaíssem e o Furriel Lima talvez por eu ser Lima também diz-me: «Lima, tens que vencer».

E o meu camarada descai por fim os braços. Tinha ganho."

Levantei-me e, ainda com os olhos emudecidos, fui visitar o museu.

PS - Aqui não estão todas as fotos que tirei. É só uma pequena amostra. Este museu, para quem esteve a combater no Ultramar, é digno de se ver.


Sem comentários: